Será que domino termos técnicos?

Ou hospedo minhas dúvidas em um registro quilométrico?

08/09/2016

Se você deseja criar um site, provavelmente já se deparou em suas pesquisas com palavras como “domínio”, “hospedagem”, “registro”, entre tantos outros termos técnicos. Mas afinal, o que é isso? É preciso saber sobre esses conceitos mesmo se optar em contratar o serviço de um profissional?

 

via GIPHY

Para esclarecer suas dúvidas, a Masterix Sistemas selecionou alguns dos termos básicos essenciais a quem deseja navegar pelo mundo da Internet sem ser surpreendido por um tsunami de informações desconhecidas.

Ao criar um site é preciso que todos os arquivos usados nele sejam armazenados em um servidor – uma espécie de computador central. Esse abrigo é chamado de hospedagem. Poderíamos fazer uma analogia simples. Imagine que seu site é sua casa e você convida seus amigos para o visitarem. O que é indispensável para chegar ao lugar desejado? Se você pensou endereço, está no caminho certo! O domínio nada mais é que o endereço de um site na internet. E assim como o da sua casa, o endereço de um site é único. Como o nosso: www.masterix.com.br.

 

Para estar de acordo com as normas, toda casa precisa de uma escritura, que é o documento comprobatório de que fulano é de fato o proprietário daquele imóvel. A internet não é terra sem lei. Aqui também se faz necessário documentações que regulamentem e, com isso, propiciem o bom convívio entre os “vizinhos”. Por isso, não basta apenas criar seu site, é preciso registrá-lo.

Para fazer o registro, primeiro é necessário definir um domínio que esteja disponível, ou seja, não há possibilidade de ser idêntico a um já existente. Para verificar se a sua escolha é válida, basta acessar registro.br. Em seguida, é preciso que um cadastro seja feito com os dados de quem será o titular. Após todo o preenchimento e aceitação do contrato de serviço, você verá uma tela sobre a taxa (anual) cobrada pelo registro. Pronto! Feito isso é só aguardar o pagamento ser confirmado.

 

via GIPHY

 

Quer criar um site, mas tem dúvidas se deve fazê-lo por conta própria ou contratar os serviços de profissionais para desenvolver um produto personalizado? Então leia nosso post sobre site personalizado ou não. A Masterix pode ajudar você.

 

Por Lara Cúrcio